Com intuito de potencializar a colaboração e estimular a interação e a troca de ideias, segue abaixo uma lista com alguns dos pontos a serem considerados:
CONHEÇA OS USUÁRIOS
Cada empresa tem sua rotina de trabalho, e isso determina o uso do espaço. Antes de iniciar o projeto do ambiente, é preciso investir tempo para entender o perfil dos envolvidos, ou seja, da empresa, dos funcionários e do público flutuante.
CONSIDERE SUAS NECESSIDADES AO DIVIDIR O AMBIENTE
O nível de ruído e a funcionalidade são itens que influenciam na qualidade do trabalho. Tarefas que precisam de mais concentração, por exemplo, não podem ser executadas ao lado de uma sala de descompressão.
LEVE EM CONTA A TECNOLOGIA E SEUS AVANÇOS
Uma nova leva de aparelhos e dispositivos chega ao mercado a cada seis meses. Isso quer dizer que é preciso projetar um ambiente corporativo com estrutura para novidades que sequer foram lançadas.
TENHA CONECTIVIDADE SUFICIENTE
O uso de diferentes tecnologias vem causando mudanças nos espaços de trabalho. Assim, é preciso dispor de um mínimo de tomadas, proporcional ao número de colaboradores. Por exemplo: em uma mesa com seis posições, é necessário ter, no mínimo, três pontos de conectividade, como tomadas, cabos de rede e até mesmo entradas para carregamentos de baterias.
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